Disponibilizando ilustrações e animações que auxiliem no aprendizado da Física.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Curiosidade Sobre o Ciclo da Lua

Por muito tempo, a existência de dois períodos para o movimento da Lua - período é o tempo necessário para completar um ciclo - foi algo que me chamava a atenção e confundia. Até que conheci um site de Astronomia que atendia aos meus interesses*. Uma imagem** superou todos os textos que diziam que "a Lua tem dois períodos porque a Terra também avança na translação (ou revolução em torno do Sol)". Isso tudo me inspirou a elaborar uma animação*** em que pudessem ser observados ao mesmo tempo os movimentos da Terra e da Lua em torno do Sol.


A Lua tem um período sideral aproximado de 27 + 1/3 dias, que corresponde ao seu ciclo ao redor da Terra. Mas, ao completar essa volta, a Terra avança e leva a órbita da Lua junto. O intervalo entre duas Luas Novas é a lunação que tem período sinódico de 29 + 1/2 dias, aproximadamente. Essa diferença de pouco mais de dois dias é o tempo necessário para que a Lua volte a se apresentar na mesma fase - com o mesmo formato no céu.

Na animação, a Lua fica algumas vezes entre o Sol e a Terra e, raramente, isso resulta em eclipse solar. Na verdade, se você considerar que a órbita da Terra pode ser desenhada no plano do texto que você está lendo, a órbita da Lua está "quase deitada" nesse plano e o corta. Então, a Lua passa acima e abaixo da linha que une o Sol à Terra e os alinhamentos reais entre os três são menos frequentes.

Essa pergunta que me fazia voltava para cobrar uma resposta mais precisa - despertou minha curiosidade. Outras questões que seguem a mesma linha podem deixar você curioso também:

A Terra completa a rotação em 24h00min00s ou em 23h56min04s?
A Lua tem um lado invisível?
A Lua exerce influência na Terra?
O Sol se move entre as constelações do zodíaco ou é fixo?
O melhor calendário é o chinês, o ocidental (gregoriano), o muçulmano ou o judaico?
Há uma forma de reelaborar as questões acima de modo que as respostas não sejam tão relativas?

* O site ao qual me referi é Astronomia e Astrofísica. Indispensável aos que buscam entender a Astronomia.
** Clique aqui para ver a figura que indicou melhor o caminho para a resposta. Ela faz parte desse texto.
*** Clique aqui para baixar a animação. Ao abrir o arquivo, habilite as macros e utilize os botões à esquerda da imagem. Bom divertimento.
*** Clique aqui para baixar uma animação similar. Clique aqui para ver uma versão em que aparece a órbita da Lua no Sistema Solar.





4 comentários:

ELS disse...

Muito Bom Jaime!

Certa vez tive que elaborar uma apresentação sobre eclipse solar, e todas essas suas perguntas eu também me fiz... Intrigantes, não!
Mas já faz muito tempo e o arquivo, juntamente com as referências e a minha memória ficaram perdidos no passado...rsrsrs...
Se um dia eu encontrar, passo pra vc! Ou melhor, posto aqui!
Consegui fotos incríveis de eclipses! Cheguei a encontrar uma fórmula que ajudava a prever o movimento da Lua, mas nem faço mais idéia de como ela é... rsrsrs... E o banner... emprestei... mas ele não voltou...

Abraço,

Jaime Moreira disse...

Obrigado, Érica.

Eu gostaria de ver esse material em uma postagem no seu blog que, por sinal, está cada vez melhor.

Abraço.

Anônimo disse...

Felipe Aguiar Nº 03 3º EM

Muito interessante esse post, GOSTO MUITO DE CURIOSIDADES SOBRE A lua. PARABÉNS PELO BLOG!

Anônimo disse...

Escolhi esta postagem pois este tema sempre me chamou atenção. Sempre tive curiosidade de entender como funcionam os ciclos da lua e suas influências na Terra.
Parabéns pelo blog!
Abraços;
Nadine Nogueira de Oliveira 1ºano EM