Disponibilizando ilustrações e animações que auxiliem no aprendizado da Física.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Química e Física: Quântica em Comum


Muitas linhas poderiam ser escritas sobre esse assunto. Porém, antes de fazer divagações sobre a Teoria Quântica, é conveniente ressaltar que ela não é pertencente apenas à Química e à Física. A nova forma de pensar inaugurada por ela invade outros campos, cria uma nova filosofia. Todo o domínio do homem sobre a natureza desejado por Francis Bacon e René Descartes, toda leitura matemática da natureza desde Pitágoras a Isaac Newton passaram a ser questionáveis com essa teoria que não separa o observador do fenômeno observado. Se os efeitos quânticos pudessem ser exagerados, a simples observação da bola pelo goleiro poderia servir para uma grande defesa. Para o mundo atômico isso não é exagero e essa teoria tem sido a melhor explicação.

Uma questão importante no entendimento do nosso mundo material diz respeito à distribuição dos elétrons em torno do núcleo atômico. É a interação desses elétrons com o exterior que determina o comportamento ótico dos elementos e o tipo de ligação química que existirá entre os átomos. Para melhor entender a resposta da natureza à pergunta, estão disponibilizados aqui um arquivo (planilha eletrônica) sobre o Diagrama de Linus Pauling e uma Tabela Periódica. Um leitor mais detalhista poderá verificar cada distribuição prevista por Pauling e compará-la com a realidade observada expressa na Tabela Periódica.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 1: Havia um erro na digitação do subnível f na imagem e na planilha que foi corrigido hoje, 3 de setembro de 2010.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 2: Além dos arquivos corrigidos, está disponível uma planilha que mostra a distribuição dos elétrons por orbitais (caixinhas no diagrama).

6 comentários:

ELS disse...

Muito bom Jaime, você escreve muito bem...
Adorei a planilha...
Indiquei este post no meu blog (Professora Érica)
Bjs

Jaime Moreira disse...

Obrigado, Érica, pelo elogio e pela indicação.

Jaime Moreira disse...

Agradeço a todos os que baixaram o arquivo, mas peço desculpas por um erro de digitação no subnível f que só foi percebido hoje. Já corrigi os arquivos (imagem e planilha). Também disponibilizei um novo arquivo que mostra a distribuição pelos orbitais, obedecendo ao Princípio de Exclusão.

Jaime Moreira disse...

Tabela fantástica, em português:

http://www.ptable.com/

Paulista disse...

Ajudou a entender orbitais em Química! Parabéns.

Jaime Moreira disse...

Obrigado, são-paulino!