Disponibilizando ilustrações e animações que auxiliem no aprendizado da Física.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Apresentação

OBS.: ATUALIZADO EM 27 DE JANEIRO DE 2012.

A Física. Uma tentativa bem elaborada de explicar o mundo, uma luz que convida a pensar, imaginar e criar. Uma elaboração constante. Uma luz alimentada pela curiosidade.

Houve um cientista que afirmou que o livro da natureza fora escrito em linguagem matemática. Pensadores elegeram a palavra como a força do universo. E existe uma frase muito conhecida e repetida: "uma imagem vale mais que mil palavras". Antes de promover uma disputa entre os três pontos de vistas citados, melhor seria uma conciliação.

As imagens são fundamentais à comunicação. Existe uma tendência a utilizar os recursos da informática para produzir imagens mais interativas. Esse blog surge com esse intuito: disponibilizar um conjunto de imagens interativas produzidas em planilhas eletrônicas. Essas imagens se referem a gráficos utilizados em Física e diagramas que podem ser modificados com um clique em uma barra de rolagem ou botão ou pela digitação de novos dados.
As palavras na cor cinza em cada postagem são links para baixar os arquivos produzidos.

A barra lateral à esquerda organiza o conteúdo. As postagens são encontradas no Menu. Os links relevantes em Sites de Física, Matemática e Ciências ou em Interesses Gerais. Nela também estão o tradutor, a caixa de pesquisa, os seguidores e o meu perfil.

Veja também o canal de vídeos do blog. Eles foram produzidos a partir das animações.

4 comentários:

O Xereta disse...

Grande Jaime.

Parabén pelo Site. Está mtu bacana!!! Principalmente os links de Astronomia e Astrofísica!!!

Abração e Sucesso!!

Jaime Moreira disse...

Obrigado. Pretendo acrescentar links em inglês também.

Tiago Paolini disse...

Bonito e interessante o blog! Dá para perceber que você se empenha bastante em ensinar :)

Abraços,
Tiago

Jaime Moreira disse...

Obrigado, Tiago. Coloquei um post relacionado à Química em 31/08: uma planilha eletrônica interativa do diagrama de Linus Pauling.